O meu olhar

"O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo..."

Alberto Caeiro

segunda-feira, 26 de abril de 2010



O Parque da Água Branca, como é conhecido, foi criado em 2 de junho de 1929 pelo então secretário de Agricultura, Fernando Costa e até hoje é administrado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Mas seu processo de formação começou bem antes. Em meados de 1904, o então prefeito de São Paulo, Antônio da Silva Prado idealizou a Escola Prática de Pomologia e Horticultura para que as pessoas pudessem se dedicar à atividade agrícola de forma profissional, ajudando a elevar a qualidade dos produtos, difundindo o cultivo, aumentando a produção e barateando os preços. A escola funcionou até 1911.
Em 25 de abril de 1928, o então governador Júlio Prestes decidiu construir a sede da Diretoria de Indústria Animal, transferindo as antigas dependências do Posto Zootécnico de São Paulo e Recinto de Exposições de animais da Moóca para a Água Branca, daí a denominação inicial do Parque, que em 1950 foi oficialmente batizado de “Parque Dr. Fernando Costa”, homenagem ao seu idealizador.
Na década de 70, as grandes exposições foram definitivamente transferidas para o Recinto de Exposições da Água Funda (atualmente Centro de Exposições Imigrantes). Em 1975, ocorreu a mudança do Instituto de Zootecnia (IZ), antigo Departamento de Produção Animal e hoje ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria (Apta), para a Fazenda Experimental de Nova Odessa.
Mesmo com tantas mudanças, a vocação original do Parque - a preocupação com o desenvolvimento das pesquisas agropecuárias e com o lazer - manteve-se por meio dos trabalhos desenvolvidos pelas entidades e órgãos nele instalados. Novas demandas sociais trouxeram outras atividades, como programas com a terceira idade e portadores de deficiências, educação para uso sustentável dos recursos naturais, dentre outros. Em 1996, o Parque foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).A área atual é de quase 137 mil metros quadrados, pouco mais de 79 mil de área verde, 27 mil edificada e 30 mil de área pavimentada (ruas, alamedas e pátios). Os prédios em estilo normando, projetados por Mário Whately, e os vitrais do portal de entrada, em estilo art déco, desenhados por Antonio Gomide e datados de 1935, são atrativos à parte. Não se trata de uma reserva de mata nativa, mas um parque totalmente implantado, desde a construção até a vegetação. O número aproximado de espécies arbóreas adultas é de três mil. Há ainda diversas espécies utilizadas para fins paisagísticos e de alimentação para animais. Hoje, o Parque recebe um público composto não apenas por moradores do entorno, como também de diversas regiões, que ali praticam atividades físicas, participam de cursos e se deliciam com a paisagem e o caráter rural que inspira a área.



Nenhum comentário:

Postar um comentário