O meu olhar

"O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo..."

Alberto Caeiro

terça-feira, 13 de abril de 2010

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo


A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – instituição privada, fundada há mais de quatro séculos, é o mais importante complexo hospitalar na cidade de São Paulo.
A História não registrou a data exata de sua fundação, todavia há indícios de que teria sido criada por volta de 1560. São Paulo era então uma pequena vila, distante de tudo e de todos, que se desenvolvia em torno da escola criada pelos jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega. Esteve alojada no Pátio do Colégio, nos Largos da Glória e da Misericórdia, até ser inaugurado, no bairro de Santa Cecília, em 1884, o Hospital Central, sua sede até os dias de hoje.
São Paulo se transformou numa das maiores metrópoles do mundo abrigando, no início do século XXI, mais de dez milhões e meio de habitantes. A Santa Casa acompanhou esse crescimento. Hoje, é a maior do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário