O meu olhar

"O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo..."

Alberto Caeiro

sábado, 1 de maio de 2010

Parque da Aclimação


O parque foi originado por iniciativa privada do médico Carlos José Botelho, primeiro diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo. Quando estudava em Paris conheceu o "Jardin d'Acclimation", que incluía zoológico, criação e aclimatação de espécies exóticas, reprodução, seleção e hibridação de animais; voltando ao Brasil, comprou as terras do Sítio do Tapanhoin "além da Liberdade e da Glória", transformando-o em granja leiteira, parque de diversões e zoológico. Nascia assim o "Jardim da Aclimação".

O Parque possui 112.200m2, incluindo pisos permeáveis e impermeáveis, lago e edificações. O acesso é feito por seis portões. Possui concha acústica, áreas de descanso, bebedouros, bicicletário, churrasqueiras, lixeiras, bancos, comedouros para pássaros, sanitários, aparelhos de ginástica, campos de bocha, malha e futebol, pista de cooper, parque infantil, lago, jardim japonês e trilhas.

A flora compõe-se de um extenso eucaliptal, tombado pelo Conpresp, além de espécies exóticas como chorão, figueira-benjamin e falsa seringueira, e árvores nativas como araribá-rosa, copaíba, embirucu e jequitibá-rosa.

Na fauna, os destaque são as aves aquáticas como socó-dorminhoco, biguá e martim-pescador, além de gansos, patos e o cisne negro. Podem ainda ser encontradas aves migratórias como o marreco ananaí, o irerê e as garças. Tilápias, carpas coloridas e carpas-de-espelho podem ser vistas no lago, e esporadicamente é possível avistar um gambá-de-orelha-preta, única espécie de mamífero a viver no Parque. As figueiras-benjamim, próximas à Administração, são os locais preferidos pelos bandos de periquitos verdes que também habitam o parque.

Outro destaque do Parque são as esculturas presenteadas pelo artista plástico Arcangelo Ianelli.
Pequeno e tranquilo, é um lugar agradável para passar o dia, seja deitado na grama sem fazer nada, lendo um livro ou correndo na pista às margens do lago. É um lugar muito especial, e que tem a cara de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário